sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Reciclagem e o reutilização do Plástico

Importância e utilidade dos plásticos

Os plásticos são materiais obtidos através de resinas sintéticas " Os polímeros", derivados de petróleo.
A Palavra plástico vem do grego plastikós e significa moldagem. O plastico, como um material muito flexivel, facilmente se adapta a ser moldado.

Hoje, o plástico faz parte integrante de nossa vida estando presente em número incalcúlavel de objetos por nós utilizados: Embalagens, sacolas de lixo, objetos de uso pessoal,garrafas de refrigerante(PET) e uma infinidade de objetos.

O plástico tem tido sua utilização cada vez mais desenvolvida em todos os setores industrias, por sua versatilidade e propriedades fisico-quimicas, vem substituindo, com vantagens, a madeira, os metais e as ligas metálicas, o vidro e o papel, as fibras vegetais e animais, pois muitos deles ja estão escassos na natureza ou têm um custo de produção bem mais elevado.

Principais tipos de plásticos


Plásticos Termofixos: São aqueles que não se fundem e uma vez moldados e endurecidos, não oferecem condições para reciclagem. É o caso das telhas transparentes, do revestimento do telefone, do material do orelhão, e de inúmeras peças utilizadas na mecânica.

Termoplásticos: São aqueles que facilmente são moldados quando aquecidos. Uma vez resfriados endurecem e tomam uma determinada forma. Como esse processo pode ser repetido diversas vezes, esses plásticos são recicláveis podendo assim serem reaproveitados.

Obs: Os termoplásticos não podem ser empregados a embalagens alimenticias a fim de evitar contaminações provenientes de tintas e produtos tóxicos, podendo voltar na forma de balde, mangueiras,sacos de lixo, e outras modalidades.

A) Polietileno Tereftalato(PET)

É utilizado em garrafas de refrigerantes, de produtos de limpeza e farmacêuticos, em fibras sintéticas, etc.

B) Polietileno de alta densidade(PEAD)

São utilizados na confecção de engradados para bebidas, garrafas de álcool e de produtos quimicos, bambonas, tambores, tubos para liquídos e gás, tanques de combústivel, e etc.

C) Policloreto de Venilha(PVC)

São utilizados em frascos de água mineral, em tubos e conexões para água, em calçados, em encapamentos de cabos elétricos, entre outros.

D)Polietileno de baixa densidade(PEBD)

São utilizados nas embalagens de alimentos, sacos indústriais, sacos de lixo, filmes flexíveis,lonas agrícolas, entre outros.

E) Polipropileno(PP)

São utilizados em seringas descartáveis,Equipamentos médico-cirúrgicos, fibras e fios têxteis, embalagens de massa e bisccoitos, entra outros.

F)Poliestireno

 São utilizados em copos descartaveis, placas isolantes,aparelhos de som, revestimento de geladeiras, entre outros.


Reciclagem do Plástico


Consiste no processo de reciclagem de artefatos fabricados a partir de resinas(polímeros), Geralmente sintéticos e derivadas do petróleo.

Reciclagem primária ou pré-Consumo

É a conversão de resíduos plásticos por tecnologias convencionais, por processos em produtos com características de desempenho equivalentes as daqueles produtos fabricados a partir de resinas virgens.

Reciclagem Secundária 


É a conversão de resíduos plásticos em produtos químicos e combustíveis, por processos termoquímicos (pirólise,quimólise,conversão catálica). Por esses processos, os materiais plásticos são convertidos em matérias-primas  que podem originar novamente as resinas virgens ou outras substâncias como gases e óleo.

Separação


Os diferentes tipos de plásticos são separados antes de serem reciclados. Esse processo é feito através de suas densidades.


§                     Polipropileno 0,90 – 0,915
§                     Polietileno de Baixa Densidade 0,910 - 0,930
§                     Polietileno de Alta Densidade 0,940 - 0,960
§                     Nylon 1,13 – 1,15
§                     Acrílico 1,17 – 1,20
§                     Poli (cloreto de vinila) 1,220 - 1,300
§                     Poli (tereflalato de etileno) 1,220 - 1,400

Nenhum comentário:

Postar um comentário